CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO EM DIVERSIDADE E CIDADANIA
Image
Em breve novas vagas serão abertas! Preencha nosso Formulário de Interesse e seja um dos primeiros a ser informado.

Nome:*
E-mail:*
Telefone:*
-
Curso de Interesse:*
APRESENTAÇÃO

SOBRE O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIVERSIDADE E CIDADANIA

 

Esse curso traz em seu escopo, a abrangência na questão de Gênero e Diversidade Sexual; propõe a compreensão das negociações de poder e saber, nos processos de normalização, ocultamento, resistências e transgressão das identidades; sugere proposições de estratégias educativas de enfrentamento ao machismo e à homofobia e elabora estudos interdisciplinares sobre produção histórica e social das diferenças de gênero e sexualidade.

O curso aborda a Educação para Relações Étnico-Raciais, a ciência das raças/etnias e as repercussões na construção do pensamento racial brasileiro; os movimentos instituintes; as políticas de ações afirmativas na educação e na sociedade; a Lei 10.639/03 e o processo de inclusão da História e Cultura Africana e Afro-brasileira, complementada pela Lei 11.645/08, que institui o Ensino da Cultura Indígena, nos currículos.

Na etapa relativa à Educação pela Cidadania, o seu conteúdo aborda, ainda: Exclusão e inclusão social, sentidos sociais e políticos das práticas e dos processos educativos de grupos historicamente excluídos; educação e identidades socioculturais como construções históricas e estudos culturais da sociedade, como corpo estruturante dos direitos humanos.

Capacitar professores das redes pública e privada, visando aprimorar os ensinamentos sobre o tema superando as visões tradicionais. Permitir ao educador e demais profissionais interessados a matéria, obter o conhecimento das regulamentações que dispõe sobre o ensino para uma visão integrada acerca da diversidade e cidadania, com a relevância necessária da integração dos grupos, historicamente vítimas de preconceitos, tais como: Negros, GLBTI+, pessoas com necessidades especiais entre outros, nas áreas social, econômica, cultural e política. 

 

OBJETIVOS GERAIS:

Propiciar aos alunos um entendimento dos fundamentos teóricos que envolvem a prática dos direitos humanos no mundo contemporâneo, contextualizados em tópicos que abrangem tanto a ordem constitucional quanto sua aplicabilidade nas relações sociais.

Capacitar professores para uma educação inclusiva e aprimorar as suas capacidades de lidar com a diversidade.

Proporcionar ao aluno o aprofundamento em  temas contemporâneos sobre sexualidade, cidadania, ética e direitos humanos.

 

PÚBLICO ALVO:

Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas graduadas que demonstrem interesse pelo tema.

 

CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO:

Os participantes serão avaliados, em cada disciplina, através de provas individuais e com trabalhos solicitados a critério dos professores das disciplinas. Será exigida a nota final mínima 7,0 (sete) em cada disciplina para sua aprovação. Também será  exigida a  presença mínima obrigatória de 75%, no programa como um todo, e de 75% em cada disciplina.

 

ARTIGO CIENTÍFICO:

Cada aluno deverá elaborar, individualmente, um Artigo Científico em consonância com as seguintes temáticas: Direitos Humanos, Educação Étnico Racial, Diversidade e Cidadania e sexualidade, obtendo nota mínima 7,0 (sete) para aprovação.

 

ESTRUTURA

Os alunos deverão realizar, individualmente, o trabalho de conclusão de curso em formato de Artigo Científico  seguindo as normas  da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

O Artigo Científico deverá ser aplicado aos temas correlatos ao curso. 

 

ORIENTAÇÃO

A orientação do Artigo Científico será definida pelo Coordenador do Curso seguindo o Regulamento da Faculdade Zona Leste.  O professor orientador será indicado, pela instituição, até a data do início da orientação do Artigo.

 

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO

Serão seguidos os seguintes critérios para a correção do Artigo Científico:

  • Formatação do trabalho.
  • Desenvolvimento do conteúdo.
  • Qualidade das pesquisas efetuadas.
  • Referências, citações e bibliografia.
  • Introdução, desenvolvimento do trabalho e conclusão coerentes com a proposta metodológica e prazo de entrega.

Obs.: O material será submetido à verificação de plágio, que se encontrado cancelará o material e a nota lançada será zerada.

 

PRAZO E FORMA DE ENTREGA

O Artigo Científico deverá ser entregue em uma via digital (em CD ou DVD)  e as folhas de assinaturas deverão ser entregues impressas fisicamente e assinadas, na secretaria acadêmica da unidade.

O prazo de entrega será definido de acordo com o Calendário Letivo da Pós Graduação.

 

PROCESSO SELETIVO:

O Processo Seletivo será realizado através da análise de Curriculum Vitae do candidato, de exame do Certificado de Conclusão/Diploma de Ensino Superior e respectivo Histórico Escolar e de entrevista pessoal.


HORÁRIO DAS AULAS: 
Será informado após a Autorização da IES

CALENDÁRIO: Será informado após a Autorização da IES

ENDEREÇO
 
CAMPUS
Rua Platina, 570
Próx. Metrô Tatuapé
São Paulo/SP
 
 
 Telefone:
(11) 3530-6007
 
 
Fale Conosco
 

 

 
 

 

CONTATO

Nome:*
E-mail:*
Telefone:*
-
Curso de Interesse:
Mensagem:*
©2019 Faculdade Zona Leste. Todos os direitos reservados.

Search

x

Fale Conosco

Fale Conosco